Osteopatia

 

O que é a Osteopatia?

É um sistema de diagnóstico e tratamento com métodos e filosofia própria. Tem como objectivo restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais a fim de devolver a harmonia e o bem-estar geral do paciente. O tratamento é feito através da intervenção manual com técnicas manipulativas sobre as articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas articulares, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático.

A osteopatia deve ser vista como um método cartesiano, pois tem como base a biomecânica do corpo, anatomia, fisiologia e semiologia. É uma medicina não convencional que procura não recorrer a fármacos ou cirurgias, respeitando o equilíbrio natural do corpo.

O principal objectivo do Osteopata é corrigir o que se encontra em disfunção, para que o próprio corpo se possa auto curar e procurar o próprio equilíbrio, que é diferente de pessoa para pessoa.

Para além da osteopatia estrutural também existe as especialidades, sacro-craniana, visceral e pediátrica.

 

O que trata e quem trata?

A Osteopatia trata todas as pessoas de qualquer idade, desde os bebes que acabam de nascer aos mais idosos. Trata trabalhadores manuais, empregados de escritório, mulheres grávidas, mulheres pós parto, bebes, desportistas e muito mais.

A Osteopatia trata uma variedade muito grande de queixas, tais como, dores nas costas, lesões de esforço, alterações de postura na gravidez, recuperação no pós parto, problemas de postura causados por razões profissionais ou maus hábitos no dia-a-dia, hérnias discais, cervicalgias, lombalgias, ciática, torcicolos, lesões desportivas, stress, irritabilidade, dores de cabeça, dormências, dores musculares, tendinites, contraturas, obstipação, problemas de estômago, insónias, e muito mais.

 

Quando consultar um Osteopata?

Quando existe presença de dor ou restrição de mobilidade, depois de um traumatismo ou acidente mesmo sem importância aparente, durante ou depois de um período particularmente stressante ou de esgotamento físico, ansiedade e depressão, depois de qualquer doença aguda que tenha requerido a toma de medicamentos, normalização das funções viscerais e cranianas.

 

A Osteopatia é uma terapia tão segura e eficaz que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como prática de saúde.

                 

                    Facilitadora: Ana Catarina

                   Duração da Terapia: Cerca de 1h