Asthanga Yoga 

ASHTANGA YOGA
 
O Ashtanga Yoga é um sistema de Yoga dinâmico, profundo e fluido, desenvolvido e difundido por Shri K. Pattabhi Jois (1915-2009). É uma meditação em movimento caracterizada pela execução fluida de sequências precisas de posturas sincronizadas com a respiração consciente, ritmada e estável (Vinyasa). As sequências são praticadas de forma lógica e equilibrada onde a primeira postura prepara para a seguinte, sendo a seguinte uma compensação da anterior. Divide-se em seis séries de posturas e a primeira série denomina-se de Yoga Chikitsa ou Yoga Terapia e tem como objetivo realinhar o corpo e desintoxicar o organismo.
 
A prática estabiliza o funcionamento do corpo através do intenso calor interno que promove a libertação de toxinas pela transpiração, assim como o funcionamento do sistema nervoso e da mente, uma vez que ajuda a interiorizar os sentidos, promovendo a concentração da mente.
 
Ao controlar as flutuações da mente o praticante toma consciência da sua verdadeira natureza e essência. Progressivamente vai conseguindo decrescer o tremendo gasto de energia física, psíquica e emocional que o conduz ao sofrimento quando fica demasiado envolvido na sua mente, começando assim a conseguir desfrutar da simplicidade da vida em cada momento, no momento presente, sem interferir com o desenrolar dos seus acontecimentos, conduzindo à paz e tranquilidade interior.
 
O Ashtanga Yoga pode ser praticado por todos, independentemente da idade, género ou grau de flexibilidade. A prática é um caminho de auto-conhecimento, onde se ganha um crescente controlo dos sentidos e uma profunda consciência de nós próprios, redescobrindo todo o seu potencial físico, mental e espiritual, conduzindo a um estado de saúde pleno e a uma mente clara, focada e tranquila.
 
 
Mysore Style ou “self-practice”
É o método tradicional de ensinar e praticar Ashtanga Yoga. A aula não é “guiada” como um todo, todas as instruções são dadas passo a passo a cada aluno o que lhe permite evoluir gradualmente ao seu próprio ritmo e de acordo com as suas capacidades. O praticante vai memorizando as sequências gradualmente, ficando autónomo na sua prática, o que o ajuda a compreender aquilo que faz e a estar presente na sua prática aprendendo uma “ferramenta” muito útil para a vida pelos seus inúmeros benefícios. Este método permite a integração de alunos de diferentes níveis, desde o principiante ao mais avançado num contexto de grupo.
 
 
Benefícios do Ashtanga
O Yoga prolonga-se para além da prática e tem um impacto direto na nossa vida e todos estes benefícios projetam-se na nossa vida pessoal e profissional. Os benefícios de uma prática regular são imediatos, progressivos e acumulativos; começam no corpo e expandem-se para a mente e para a alma.
  • Alívio ou eliminação gradual de stress, ansiedade;
  • Alívio de dores devido ao aumento da produção de endorfina no corpo;
  • Desenvolvimento de força, equilíbrio e flexibilidade das articulações, músculos e tendões;
  • Melhoria do sistema respiratório, digestivo e excretor, nervoso, endócrino e imunitário;
  • Melhoria da postura e dos ciclos de sono;
  • Normalização do peso corporal pela libertação de toxinas, definição estética ao nível corporal e eficiência cardiovascular;
  • Melhoria na disposição e humor, promovendo alegria, harmonia e bem-estar;
  • Desenvolvimento de auto-conhecimento, auto-confiança, segurança interior e aceitação de nós próprios tal como somos;
  • Aumento da vitalidade e longevidade.    
 
Lua Nova e Lua Cheia
Tradicionalmente não se pratica nos dias de lua nova e lua cheia. Nesses dias não há prática, dado que o corpo está mais vulnerável a lesões, quer seja devido a cansaço ou falta de energia ou por excesso da mesma e risco de esforço excessivo.
 
 
Recomendações para a prática:
  • O aluno deve informar o professor de quaisquer lesões ou condicionamentos físicos.
  • Vestir roupa confortável que não restrinja os movimentos.
  • Não comer pelo menos 2 horas antes da prática.
  • Evite beber água durante a prática. Pode beber 30 minutos antes ou depois.
  • Desligue o seu telemóvel antes de entrar e ligue-o só depois de sair.
  • A prática é realizada com os pés descalços.
  • Prepare-se para transpirar, traga uma toalha média.
  • O calçado deverá ficar na entrada.
  • Se tiver, traga o seu próprio tapete de yoga.

 

Facilitador: Helena Riscador

Horário:

Terças-feira: Pode chegar a partir das 18h30m. Saída até ás 20h.

Quintas-feira: Pode chegar a partir das 12h15m. Saída até ás 14h30m