Movimento Natural Pré e Pós Parto

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A nossa postura e movimento têm um papel determinante na forma como passamos a gravidez, como se desenrola o nosso parto e como vivemos recuperamos durante o pós-parto. Nestas semanais de sessões de hora e meia, através da massagem, técnicas de alinhamento, movimento corporal e respiração, vamos debruçarmo-nos sobre o movimento natural, e etentar recuperá-lo.

O que é o Movimento Natural? Estamos a falar de todas as formas em como o nosso corpo é capaz de se mover. Se pensarmos nos tempos da nossa vida como caçadores recoletores, quando tínhamos de arranjar a nossa própria comida e abrigo, mexíamo-nos de formas muito variadas. Agachávamo-nos, carregávamos coisas, trepávamos coisas, tipos de movimentos que atualmente para a maoiria de nós nos falta no nosso “reportório” de movimentos diários, porque temos muitas facilidades na nossa vida moderna. É mesmo uma mudança de paradigma podermos começar a pensar: “ Como é que podemos criar um ambiente que apoia as necessidades fisiológicas do nosso corpo de movimento?”. Em relação ao parto: Não se trata apenas do acontecimento do parto, tem a ver como todo o ciclo da gravidez, parto e o pós-parto. Queixas comuns da gravidez, como dores de costas, pernas inchadas, dores nas articulações podem ser aliviadas ou mesmo resolvidas. Certos movimentos que ajudam e promovem o melhor posicionamento do bebé dentro da barriga da mulher, e podem a

brir a sua pélvis para que este tenha espaço para se encaixar. Movimentos que auxiliam a evolução natural do trabalho de parto, ajudam a trabalhar com as contracções e não contra a dor, e devolvem à mulher o papel ativo durante este ciclo de maternidade.

Estas sessões são também uma forma de criar um grupo onde as grávidas e recém mães podem partilhar experiências e conviver com mulheres no mesmo processo que elas, num verdadeiro espírito de comunidade.

 

- A iniciar em Março de 2016 

- Sextas das 11h ás 12h30m

 

 

 

Sobre a Orientadora:

Sara do Vale - Sou licenciada em Formação de Actores e Encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa e tirei o Certificado de Competências Pedagógicas pelo CCP (CAP).

 

Ao longo do meu percurso alarguei a minha formação em Portugal e no estrangeiro com artistas como Lucca Apprea, Sidsel Pepe, Catherine Dasté, Norbert Aboudarham. O meu percurso como actriz passa pela performance, pelo cinema, pelo vídeo, e principalmente pelo teatro. Em 2000 comecei a complementar a minha formação artística com a dança. Formação em Dança Oriental, com Prisca Diedrich complementada com algumas influências do flamenco, dança contemporânea, e dança clássica indiana. Trabalho como intérprete, produtora e encenadora, em espectáculos direccionados para a pesquisa da simbiose entre o teatro da palavra e a dança. Em 2005 fiz o curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança, leccionado por Madalena Victorino, Madalena Wallenstein, Giacomo Scalissi, Filipa Francisco, Ana Mira, Paula Castro, Manuela Pedroso, Sílvia Real, entre outros, que me apaixonou por trabalhar com diferentes grupos, e encarar a arte como um veículo para a educação, a consciência política e a mudança. Sou membro CID- da UNESCO, na área da dança. A maternidade fez-me acordar para o papel da arte no desenvolvimento das crianças, principalmente na muito pequena infância. Assim, co-fundei o grupo de artes performativas para bébés PALCO DAS MIGALHAS onde trabalho como intérprete e encenadora.

 

Formei-me Doula em Inglaterra com a organização Nurturing Birth. Desde então tenho tido o privilégio de acompanhar várias famílias numa das fases mais importantes de todas: a gravidez, o parto e o pós-parto. Em 2014 fundei a Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto, uma sociedade civil sem fins lucrativos cujo objetivo é defesa dos direitos das mulheres durante a gravidez e parto através da promoção do respeito pelos direitos humanos.

 

Podes aceder a mais info. em:

http://www.saradovale.com/